Pesca com Manuel Monteiro

Teste de fluorcarbon

Manuel Monteiro
Escrito por Manuel Monteiro
Junta-te a mais de 20.000 companheiros

Entra na nossa lista e recebe conteúdos exclusivos e com prioridade

Guardar

Guardar

TESTE DE FLUORCARBON

Amigo pescador, este vídeo e este artigo foram feitos para mostrar que a qualidade das linhas em fluorocarbnon não é só a questão de ser virtualmente “invisível” dentro de água, mas que tem muitas mais qualidades, talvez até mais importantes, desta vez com este teste de fluorocarbon quero te mostrar a sua incrível resistência à abrasão.

As linhas de fluorocarbon são muito utilizadas em variadíssimas modalidades de pesca, principalmente para fazer estralhos para os anzóis ou baixadas. Algumas das qualidades que fazem do fluorocarbon uma linha tão especial para empates e chicotes, são a sua pouca elasticidade a sua “invisibilidade” ou seja reflecte a luz solar com a mesma densidade que a agua do mar e a sua resistência à abrasão (a roçar nos dentes dos peixes nas rochas ou mesmo a suportar nós) e é esta última qualidade que eu mais aprecio nos fluorocarbonos e que venho aqui testar.

linha de pesca
image3

Na pesca aos sargos


Na modalidade de pesca que eu mais gosto que é a pesca aos sargos a linha do estralho é o utensílio de pesca que mais atenção eu dedico, pois é ela que está dentro de agua á vista do peixe e é ela que me trás o peixe, umas vês que devemos sempre pescar o mais fino e leve que possível é imprescindível que o fluorocarbon seja da melhor qualidade possível.

Se formos a analisar de uma maneira realista às vezes que já perdemos peixes, vamos nos aperceber de que quando o pescador já tem alguma experiência, é muito difícil de um peixe puxar uma linha até a partir, mesmo sendo uma linha fina (da para perceber quando a linha fica presa no fundo a força que é necessária para a partir) normalmente as linhas partem ao roçar em algo como pedras ou dentes, e é por essa razão
que eu dou tanta importância à resistência à abrasão da linha fluorocarbon.

Se gostaste deste artigo e queres aprender como ler o mar, como escolher um pesqueiro, saber o que é uma feição e porquê que esta é muito importante, e muito mais, inscreve-te no nosso curso de segredos de pesca clicando aqui. (página de inscrição)

Para saberes mais sobre o nosso curso clica aqui

Abraço MM.

Olá Companheiro,

o que achas-te deste conteúdo? Diz nos comentários.

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

29 Replies to “Teste de fluorcarbon”

Fernando Cardoso

Boasss
Onde comprar esse Flúorcarbono???
Parabéns pelos vidios
Abraço

Manuel Monteiro

Boas Fernando esta linha eu vendo na minha loja só em medidas finas, pois é uma linha que mandei fazer de propósito para a pesca aos sargos
Só existe em 0.20 0.24 e 0.26 medidas reais.
Abraço MM.

Nuno Araujo

Obrigado por mais um vídeo…para mim não é novidade a qualidade desse flúor,já gostava muito por causa da segurança que me dá mas com essa demonstração se houvesse alguma dúvida ficava esclarecida…como sabes sou cliente desse flúor (tenho 3 bobines de reserva eheh) não só por a qualidade que para mim é do mais importante mas também por o preço…muito acessível visto que vem em bobines de 100mt…excelente…aposto que depois de experimentarem nunca mais trocam…(vais ter de aumentar o stock…lol
Abraço e cumprimentos

Manuel Monteiro

Obrigado pelo comentário Nuno.
Eu também já o uso á muitos anos, aliás depois de testar as melhores e mais caras linhas do mercado
e não conseguir ter confiança em nenhuma, que optei por mandar fabricar este específico para a peca aos sargos.
Abraço MM.

João F

Caro Manuel,

Gostaria que um dia fizesse um video sobre a responsabilidade ambiental de um pescador. Sou pescador e vejo por essas praias fora muito material(sobretudo plastico, fios,etc) que os pescadores apeados deixam para trás. Já para não falar dos embarcados… Por tenho muito cuidado, tento não deixar um restinho de fio que seja e fico furioso quando a minha capacidade técnica não foi suficiente para evitar que aquela montagem ficasse nas rochas ou no fundo.
Se cada um de nós levasse para a praia um saco negro de lixo e trouxesse o que encontra pelo caminho, teriamos yma zona costeira mais limpa e um oceano com mais peixe!
Abraço
João F

Manuel Monteiro

Grande verdade amigo João. eu já tentei chamar os pescadores á atenção com este vídeo
https://segredosdepesca.com/consciencia-de-pescador/
Abraço MM.

Paulo

Qual é o preço da sua bobine fluorocarbon 0.24 e 0.26

Manuel Monteiro

Olá Paulo bobines de 100 metros custa 22€

joao

como posso encomendar?

Manuel Monteiro

Boas João
Pode encomendar aqui segredosdepesca@gmail.com

Abraço MM

virgilio.curto

obrigado dosto um abraço

Zé Carlos

Boas companheiro Manuel,excelente vídeo e grande desmonstração de uma realidade que muitos acham dispendiosa,mas que é de uma utilidade extrema!
Resumindo,para chicotes Fluocarbono de qualidade! Abraço e bons lances

Manuel Monteiro

Obrigado pelo comentário Zé, tens toda a razão.
Abraço MM.

Luís Marques

Olá Manuel, gostaria de saber onde é a sua loja, pois gostaria de comprar este fio de fluocarbono que fez o vídeo.
Um abraço.

Manuel Monteiro

Olá Luis a minha loja fica na rua câmara de lobos N20 loja A
2670-488 Loures Mealhada
Abraço MM

josé caracol

Bom video
Obrigado, Abraço

Manuel Monteiro

Obrigado José
Abraço MM

Pedro Anjos São Bento

Amigo Manuel muito boa a sua explicação aqui demonstrada, nunca me tinha passado pela cabeça esta experiência,já agora e aproveitando esta demonstração diga-me na sua opinião claro está, se se deve usar fluorcarbono na bobine do carrete.Muito obrigado desde já pela sua atenção,um abraço amigo e sincero.

Manuel Monteiro

Boas amigo Pedro , que bom que gostou do teste, o fluorocarbono não foi concebido para trabalhar nas bobines dos carretos, as suas características são para ser uma boa linha para empates e baixadas não para o carreto.
Abraço MM

Fernando

Boa tarde sr. Manuel Monteiro.
Obrigado pela demonstração e explanação. Impecável.
Um abraço

Manuel Monteiro

Muito obrigado eu Fernando pelo seu feedbak.
Abraço MM

Marcos Dias

Olá Manel!

Absolutamente espetecular!!! Nós andamos quase todos enganados.

Obrigado pelos teus vídeos
E força para mais!!

Forte abraço

Manuel Monteiro

Obrigado pelo comentário e pela força Marco.

No que eu puder ajudar os pescadores, assim o farei.
Abraço MM

Francisco Marquito

Manel sempre pronto a ajudar !!
Quanto a linha e a que vai começar a andar no saco ! Cumprimentos

Manuel Monteiro

Boas Marquito
Muito obrigado pelo seu comentário.

Abraço MM

Milton Santos

Boas Manuel,
Tirando o custo, existe algum senão de ter toda a bobine cheia com fluorcarbono?
Ao invés de nilon + “Estralho em Fluorcarbono”?

Manuel Monteiro

Boas Milton

Sim, existe, o fluorcarbono é uma linha muito rija para trabalhar na bobine do carreto, se for uma linha grossa, até vai saltar da bobine sozinha.
As linhas para bobinar carretos deve de ser muito macias e maleáveis.
Abraço MM

HÉLDER M. ELIAS

Amigo Monteiro ,consigo estou sempre a aprender,fiquei encantado com o “TESTE” de resistência ,foi espectacular e exemplificou bem a resistencia muito superior das linhas de fluorocarbono. O outro assunto é que tenho sido bastante enganado pelas casas de venda ao público de material de pesca , passo a explicar. Ao longo dos anos tenho comprado linhas de pesca e por vezes (na apalpação da linha) notava que havia diferenças entre o diam. indicado na bobine e o diam. real que a linha tinha. Comprei um “MICRÓMETRO” e fiquei espantado com a facilidade com que fui enganado a comprar “gato por lebre”.Depois de vêr este vidio fui vêr algumas bobines de fluorocarbono que tinha aqui à mão e dou-lhe só estes diametros : diam. indicado na bobine 0,225 mm diam. real 0,26 mm
” ” ” ” 0,265 mm ” ” 0,33 mm
” ” ” ” 0,29 mm ” ” 0,32 mm
” ” ” ” 0,30 mm ” ” 0,33 mm
Amigo Monteiro eu confio que não me estão a enganar mas enganaram-me mesmo incluindo as casas de pesca que me venderam as linhas.
As casas de pesca tambem devem pressionar os fornecedores e não aceitar para venda ao público bobines com os diam.indicados errados.
Eu agora quando compro tenho que vêr qual o diam. real da linha. Esta situação provoca desconfinça nos outros dados técnicos importantes indicados na bobine como a resist. e comprimento da linha.
Como tenho diversas canas passa-se a mesma situação no seu comprimento. Era preferível dizer a cana diz que tem 3,30 M mas não tem, só tem 3,18 M. Agarre num metro e veja se eu tenho ou não razão.
É verdade que à indicações de algumas marcas que são verdadeiras.
Continuo a vêr os seus vidios e admiro o seu grandioso trabalho .
um abraço. H.Elias

Manuel Monteiro

Boas amigo Hélder

Muito obrigado pelo seu comentário.

É uma realidade que a maioria das linhas tem um diâmetro muito maior do que diz na embalagem, pois assim o pescador ao ver que é mais difícil de partir opta por essa linha e não pela que tem a medida real, por isso tento sempre trazer a verdade para os pescadores.

Quanto ao tamanho das canas, também tem razão, pois existem marcas (principalmente as Italianas) que medem as canas antes de montadas ou encaixadas, ou seja medem os elementos em separado, mas no fim fica a faltar as pontas que encaixam umas nas outras.

Muito obrigado pelo seu feedback, continuarei a tentar fazer mais e melhor o meu trabalho.

Abraço MM

Entra na nossa lista e recebe conteúdos exclusivos e com prioridade

Junta-te a mais de 20.000 companheiros

 Os 6 Erros Que Te Estão Impedindo De Apanhar Peixe
Baixar e-Book
e-Book Grátis
close-image
Importante: Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes.