Olá meus amigos.
Estamos no verão! Quando me perguntam o que recomento, eu respondo sempre da mesma maneira: pesquem à superfície. Nas horas de menos luz e nas sombras.
Mas hoje venho falar sobre um flagelo deste tipo de pesca – os ataques falhados. Dependendo das amostras, pode acontecer mais ou menos, mas vai suceder a todos.
Por exemplo, as rãs de corpo oco e os iscos desse tipo são propícios a ataques falhados. Dizem os especialistas que uma bora relação é de quatro ataques para uma captura…
Recuperar o ataque falhado
Hoje trago uma ajuda – o isco de repetição, amostra de repetição, ou de seguimento.
Parece uma coisa muito complicada, mas, de facto, não é.
O único senão é que temos de ter duas canas prontas. A cana que usamos para a pesca de superfície propriamente dita e outra de reserva.
Na cana de reserva montamos um isco de plástico mole sem peso ou com muito pouco peso se houver vento. O empate que usamos é o Texas sem peso.
Para que serve esta amostra? Precisamente para quando os peixes falham a amostra que estamos a usar à superfície.
A ação te de ser rápida. Logo que se verifique o falhanço, devemos recuperar rapidamente a amostra e lançar o isco de repetição.
Os peixes, normalmente, não se afastam muito do local, mas, mesmo assim temos de ser rápidos.
Que isco usar
Costumo usar para o efeito um fluke, a maioria das vezes, mas um senko também serve, um tubejig, ou mesmo um lagostim. No entanto, prefiro qualquer dos três primeiros.

Esta ação vai dar-nos a possibilidade de recuperação do peixe que falhou a nossa primeira opção.
Por outro lado, como pescadores temos de estar sempre atentos. e ouvirmos um ataque à superfície, não perdemos nada em lançar o nosso isco de repetição. Muitas vezes os peixes atacam.
Espero ter ajudado com esta informação. Se ainda não viu o curso de iniciação gratuito que disponibilizámos no nosso YouTube, não perca, há lá mais informação sobre este e outros temas. Também o ebook gratuito que pode descarregar aqui, o poderá ajudar nesta e noutras escolhas.
Já agora, se quiser aprofundar mais, também temos um curso de pesca do achigã.
O meu livro ACHIGÃ – PORMENORES continua em pré-venda e resume quinze anos da minha evolução neste maravilhoso mundo da pesca do achigã. Faça já a sua reserva. Contacte-me e saiba como e ao que se habilita, para além do livro, claro.
Olá Companheiro,
o que achas-te deste conteúdo? Diz nos comentários.