Sargos no surfcasting noturno

Sargos, Robalos, Bailas

Uma noite de Sargos, Robalos, Bailas e até Bogas.

A previsão não deixava nenhuma dúvida para a prática da nossa paixão, o surfcasting.

O mar era a cair, o vento era muito pouco, e a lua, era de quarto crescente.

Não sendo a lua que mais apreciamos, ainda assim como o mar era manso, a expectativa era elevada.

Chegámos com a maré totalmente cheia. Assim que colocámos as nossas minhocas na água começámos a sentir peixe, pois de imediato tiramos três sargos, com as primeiras duas canas.

De seguida montámos as outras duas canas, daqui para a frente, foi uma loucura, no que a atividade diz respeito.

Fizemos vários doubles, ou seja dois peixes ao mesmo tempo, pois a nossa montagem estava feita com dois anzóis.

sargos,robalos,bailas

A maré: sargos,robalos,bailas

Enquanto a maré foi vazando o peixe estava lá a comer tudo o que podia.

Depois de lançarmos, não podíamos esperar mais de dez minutos, pois se não tivéssemos peixes nos anzóis, com certeza já não teríamos isco.

Como o peixe era de pequeno calibre, e nós, não usamos anzóis particularmente pequenos, estes nem sempre ferravam.

Tínhamos que estar constantemente a iscar e lançar, pois só assim poderíamos ter a certeza absoluta  de estar realmente á pesca, ou seja, com isco no nosso anzol.

E com tanta atividade, o tempo foi passando, e num instante a maré estava agora totalmente vazia, e a partir de aqui tudo mudou, a atividade baixou drasticamente.

Ainda apanhámos mais uns peixes, mas estavam muito menos ativos.

O nosso isco estava praticamente no fim, tal era a quantidade de lançamentos que tínhamos feito.

A nossa pesca tinha terminado, tínhamos tido uma noite para mais tarde recordar, não pelos troféus, mas sim pela quantidade de peixe que conseguimos capturar.

Perdendo a conta aos vinte e muitos, logo, capturámos cerca de trinta peixes.

Uma grande parte, peixe pequeno, que apesar de muitos cumprirem largamente a medida legal, foram prontamente devolvidos ao mar.

Aqui fica a partilha de mais uma jornada de surfcasting – a nossa paixão.

Cumprimentos

Rui e Nuno

Outros vídeos de interesse:

16 Comentários

1. Pedro

Boas rapaziada.
    Já seguia anteriormente o segredos de pesca com o Manuel a pescar à bóia e as suas dicas. É uma das modalidades que pratico, bem como, surfcasting.
    O que gostava de vos pedir era para mostrar mais técnicas de montagem sobre esta modalidade, tal como o tipo de chumbada… isco… engodo… tipo de linhas… anzóis… tamanhos de estranho… como disse… (técnicas).
    Não peço para revelarem segredos… mas sim conselhos e algo mais técnico do que apanhar e libertar peixes pequenos.
    Obrigado.
    Cumprimentos.
    E continuem…

• Olá Pedro,
      Obrigado pelo seu comentário.
      Já abordámos alguns dos temas propostos nos videos anteriores e estamos a produzir outros que se seguirão nas próximas semanas, tais como montagens, fios, etc.
      Abraço
      Nuno e Rui

2. Peter

Boas amigos!
    Mais um excelente video!
    Pena os peixes nao serem todos grandes, seria cá uma caldeirada! 🙂

Um abraço aos dois!

• Olá amigo Peter, sim é verdade, se fossem todos grandes, tínhamos muitos kilos…
      Mas é assim, surfcasting puro, por vezes peixe pequeno e outras grande.
      O mais importante é apanhar peixe e desfrutar desta paixão. Muito obrigado pelo comentário e um grande abraço do Rui e Nuno

3. Olá olá companheiros
    Primeiro que nada temos que vos agradecer por estarem a fazer estes vídeos que para pessoas como eu aprendam muito com eles mas como anteriormente o Pedro comentou e já à uns meses atrás também houve um comentário idêntico “nós ” eu falo por mim e de certeza por muitos outros companheiros precisávamos era da base dos vídeos, principio de montagens, iscadas, anzóis etc..
    Mas principalmente montagens.
    Penso que todos nós seguimos o Manel com os seus excelentes vídeos e seguimos porque é uma pessoa que sabe muito e gosta de ensinar daí ser tudo ao pormenor..
    E vcs são de Best nesta área do surfcasting e eu gostava de aprender com vcs já que infelizmente não pode ser pessoalmente mas se for com vídeos com todos os pormenores axo que um dia sim…irei ser um pescador
    Muito obrigado e um abraço aos dois
    PS: sei que é fácil pedir porque para fazer isto é preciso muita disponibilidade e dedicação e a maior parte dos vídeos é à noite por ser a única opção neste momento..
    Fico à espera dum vosso vídeo de dia.

• Olá Renato, antes de mais, deixa nos agradecer o teu feedback, o teu apoio e ainda as tuas sugestões. Em relação ao que propões, podemos dizer te que já existe um video de anzóis, o de montagens já está feito e será um dos próximos vídeos a ser lançado, e em relação aos iscos, estão previstas dicas sobre esse assunto. Temos ainda muitos temas para abordar, todas as semanas lançamos novos vídeos. Ao vermos tanta vontade de aprender, podemos partilhar contigo, que estamos a produzir conteúdos ao pormenor, sobre TUDO o que a surfcasting diz respeito. Com esses conteúdos Premium, será muito fácil aprender TUDO sobre pesca de praia. Haverá novidades em breve. Uma vez mais, muito obrigado pelo teu comentário. Um grande abraço Rui e Nuno

4. Renato cruz

Olá olá companheiros
    Mas principalmente montagens.

• Olá Renato.
      Em relação ao temas que sugeres, já existem alguns vídeos, no caso o dos anzóis. Os outros dois temas, estão feitos e irão ser publicados no futuro. Temos imensos temas a abordar, todas as semanas lançamos novas dicas e também alguns vídeos de pesca para podermos partilhar convosco as nossas jornadas.
      Fica atento, pois todos os temas serão abordados. Obrigado pelo comentário. Rui e Nuno

5. Renato cruz

Muito obrigado e um abraço aos dois
    Fico à espera dum vosso vídeo de dia.

• Olá Renato.
      Obrigado pelo feedback.
      De facto existem mais vídeos de pesca à noite, porque é quando temos mais disponibilidade, ainda assim, com certeza haverão pescas de dia.
      Podemos partilhar contigo que estamos a produzir conteúdos Premium, que responderão a TODAS as dúvidas que um pescador de surfcasting pode ter. Haverá noticias em breve. Um grande abraço do Rui e Nuno

6. Pedro Martins

Boas! excelente o vosso trabalho!!! Queria deixar uma pergunta/ sugestao , como escolhem os vossos dias de pesca? o que tem em conta? quais os pesqueiros que perferem? porquÊ? O que procuram no windguru, ou quais os valores indicados? o que entendem por Boa previsao de pesca? Gostaria muito de saber em que se baseiam para escolher uma boa jornada de pesca! Eu sou do algarve , o vosso tipo de analise aplica se aqui? acho que tambem era uma boa sugestao para um video abordar estes temas! Fico a aguardar uma resposta vossa! continuem o excelente trabalho pois todos estamos aqui a seguir com muita atençao! Abraços

7. Olá Pedro, de facto o que sugeres, é o mais importante no sucesso da pesca surfcasting, e é impossível responder a todas essas questões apenas num pequeno vídeo. Podemos partilhar contigo que estamos a produzir conteúdos Premium, que responderão a TODAS as dúvidas que um pescador de surfcasting pode ter. Haverá noticias em breve. Muito obrigado pelo feedback e um grande abraço do Rui e Nuno

8. José

Olá companheiros em primeiro lugar um muito obrigado Pelas vossas dicas ,são sempre bem vindas.hoje carreguei o carro andei 200km e cheguei ao mar do Norte (Holanda)praia enorme o mar estava calmo não via algum movimento do mar que me indicasse ou fundão ou canal ou aonde o mar retorna ,lancei uma cana a 30 m outra a 60m e outra a +-90m é sempre em diagonal mudei de Isco montagem eu sei lá se pudesse trocava de praia,cheguei ao fim da jornada sem sentir nada nas canasarrumei as canas e mais 200km até casa pfffffff,foi só um desabafo.força aí é um abraço aos dois

• Olá José, antes de mais, queremos enaltecer a tua atitude, isso é de louvar.
      É muito importante fazermos a avaliação do pesqueiro antes de irmos à pesca, neste caso não o conseguiste fazer, e isso pode influenciar negativamente a nossa jornada. Depois temos de fazer tudo o resto bem. Basta falhar em algum detalhe para que não corra bem. Ainda assim José, nunca desistas, pois a atitude que demonstraste, foi de um verdadeiro vencedor. Com esta atitude, estamos muito mais perto do sucesso. Naquilo que pudermos ajudar, podes contactar nos através do nosso email ou pelo Facebook.
      Não hesites. Um grande abraço do Rui e Nuno

9. Manuel de Sousa

Boa noite, companheiros.
    Gostei do video. Nos tempos que correm felicito-vos pela vossa atitude de fazer uma pesca sustentável.
    Pesco há mais de meio século e sempre a pratiquei, mesmo quando havia fartura de peixe, o que já não acontece.
    Preservar os mais novos é garantir a reprodução e continuidade das espécies. Não sou ecologista, nem fundamentalista, mas respeito a mãe natureza para que os meus dois netos e os filhos e netos de todos, também dela possam desfrutar.
    Continuem a educar com o vosso exemplo. Apreciei o carinho e o cuidado que utilizam para libertar o animal, bem como a última caricia que fazem no peixe. Nas profundezas do oceano, Neptuno agradecer-vos-á, proporcionando-vos boas pescarias como algumas que apresentam nos vossos vídeos, não em quantidade, mas em qualidade.
    Talvez um dia tenha o prazer de nos encontrarmos na mesma praia e possamos desfrutar de um bom convívio.
    Saudações cordiais.
    M. Sousa

• Que gratificante é ouvir as suas palavras, realmente muito bom.
      Pode ter a certeza que vamos seguir com este projecto, e iremos sempre tentar dar os melhores exemplos.
      Muito obrigado pelo apoio. Um forte abraço. Rui e Nuno

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *