Achigã

Registe as suas pescarias

Heminio Rodrigues
Escrito por Heminio Rodrigues
Junta-te a mais de 20.000 companheiros

Entra na nossa lista e recebe conteúdos exclusivos e com prioridade

Quando comecei a pescar o registo nem era uma alternativa. A questão não se colocava. Foi quando o Senhor Ventura Silva começou a divulgar a pesca do achigã com iscos artificiais e nos mostrou um livro de registo das suas pescarias, que se nos fez luz.

Inicialmente, não percebíamos a vantagem, mas com o decorrer do tempo começámos a ver que não se tratava apenas de gabarolice, e sim de uma fonte de estudos para futuras pescarias.

Um dos pioneiros deste tipo de pesca em Portugal, de seu nome José Manuel Figueiredo – mais conhecido por José Manuel do Peixe à Porta, por ter uma casa de artigos de pesca com o mesmo nome -, teve a ideia de editar um livro de registos que amavelmente cedia aos seus clientes.

Nunca me cansarei de agradecer o que estes e outros Senhores fizeram por nós e por este tipo de pesca nos seus primeiros passos. O seu contributo será sempre recordado com carinho e amizade.

O que guardar no registo

Registe tudo o que achar relevante. Há aplicações para os smartphones que podem ajudar. Porém, se quiser ser mais rigoroso, crie uma página própria ou um documento no Word, enfim, em qualquer tipo de plataforma em que possa escrever.

Os aspetos mais relevantes são: a data, o local, a hora, o tempo (temperatura do ar e da água, a direção e intensidade do vento, chuva, trovoada, etc.), a fase da lua, o tipo de estrutura ou cobertura presente, a transparência da água, a amostra, a técnica, a espessura e o tipo de linha, o peso do peixe e deixe uma coluna para observações e outras notas. Pode também registar se pescou da margem, de barco, de pato ou de caiaque.

Exemplo de um registo antigo

Quando fazer o registo?

Porém, não deve fazer este registo no local. Tome algumas notas, mas ao chegar a casa deve sempre reservar um pouco do seu tempo para esse registo. Isto porque vai fazer uma revisão da sua jornada ajudando-o a reviver e a consolidar as lições do dia…

Há sempre lições e ilações a retirar, quer tenha sido um bom dia de pesca quer tenha sido um zero. Aliás, aprende-se mais nos dias em que não pescamos, porque nos dias em que não conseguimos capturas, por certo, cometemos mais erros.

Depois de muitas pescarias, poderemos sempre rever e preparar uma pescaria para o mesmo local, ou para local semelhante, na mesma época do ano.

Guarde sempre um pouco de tempo para este registo e vai ver que é uma ajuda preciosa. Estes momentos, de registo e de consulta, são momentos de complemento da sua jornada de pesca em que aprende e reforça os seus conhecimentos. Ajudam a evitar a repetição de erros e a duplicar situações que lhe foram favoráveis.

Olá Companheiro,

o que achas-te deste conteúdo? Diz nos comentários.

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

2 Replies to “Registe as suas pescarias”

João Glória

Ola Sr. Hermínio 🙂

Podemos fazer uma tabela semelhante para pesca de mar?

Por outras palavras, será vantajoso para o pescador de praia (como eu) por exemplo registar as condições do pesqueiro e todas as informações que descreveu no video?

Muito obrigado e continuação de excelente trabalho

Hermínio Rodrigues

Bom dia João,

Evidentemente que sim. Esta dica é transversal a todas as formas de pesca para quem quer mais que ir à pesca apenas «ao Deus dará».

Terá de adaptar ao seu tipo de pesca, nomeadamente, a espécie, a direção do vento, o tipo de ondulação, etc..

Obrigado e boas pescarias.

Entra na nossa lista e recebe conteúdos exclusivos e com prioridade

Junta-te a mais de 20.000 companheiros

Antes 7,99€, Agora Grátis Por Tempo Limitado

Descobre Os 6 Erros Que Tu Estás a Fazer Neste Momento Que Estão Impedindo-te De Apanhares Peixe!
Coloca o teu email no formulário abaixo e recebe gratuitamente este eBook
Baixar Agora!
Os teus dados estão seguros.
close-link
 Os 6 Erros Que Te Estão Impedindo De Apanhar Peixe
Baixar e-Book
e-Book Grátis
close-image
Importante: Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes.