Olá pescador.
Hoje quero relatar uma pescaria muito divertida feita com o meu amigo Tarci, do canal “la ruta del sargo”
Conheci o Tarci hà pouco mais de um ano, quando lançamos o projeto SECRETOS DE PESCA em Espanha.
Foi um dos primeiros alunos e um dos mais aplicados, sempre muito curioso e com vontade de aprender.
Gostei muito de ver o gosto que desenvolveu pela pesca aos sargos e a vontade de a viver intensamente. Ao ponto de vender tudo o que tinha, comprar uma autocaravana e partir pela costa de Espanha a praticar a pesca aos sargos por todo o litoral.
Toda essa aventura é partilhada no seu canal do Youtube
Depois de cinco meses a viver numa carrinha e a pescar praticamente todos os dias, ele já tinha pescado por toda a Galiza e até pela costa de França.
Naturalmente, chegou o momento em que quis vir também pescar para Portugal e como é natural, não podiamos perder a oportunidade de fazer uma pescaria juntos.
Pesca aos sargos com o Tarci “la ruta del sargo”!
Encontrámo-nos á porta da minha casa por volta da nove da manha.
E de lá saímos no meu jipe diretos a Sintra, pois ele queria conhecer o Cabo da Roca.
Durante a viagem de cerca de uma hora tive o prazer de o conhecer melhor e perceber que é realmente um rapaz muito humilde e muito inteligente.
Assim, fomos os dois muito bem dispostos á procura de uns sargos para esticar as linhas.
Ao chegar ao Cabo da Roca percebi que a pescaria não seria nada fácil, pois as condições do mar não estavam nada favoráveis.
Contudo eu gosto desse desafio de conseguir pescar uns peixes “pra sopa” mesmo nos dias mais difíceis.
No pesqueiro
Ao chegar ao pesqueiro escolhido, percebi que afinal ia ser ainda mais difícil do que eu estava á espera.
Pois as condições estavam a piorar e isso estava-se a refletir na pescaria.
Para mim, todos os dias de pesca são bons dias, com peixe ou sem peixe.
No entanto confesso que estava a sentir alguma pressão, pois queria muito proporcionar um bom dia de pesca ao Tarci.
Nos primeiros dois pesqueiros, apanhámos uns sargos pequenos e a muito custo e eu sabia que se continuássemos ali pouco mais poderíamos fazer. Então desafiei o Tarci para tentarmos uma ultima vez mudar de pesqueiro. Eu sabia que era um esforço enorme e que ficaríamos com muito pouco tempo para pescar, mas preferi arriscar do que continuar ali e fazer uma pescaria parada e sem graça.
O Tarci aceitou logo o desafio, felizmente ele estava numa ótima forma física o que permitiu que mudasse-mos de pesqueiro três vezes, em busca de melhores condições.
.
Agora sim, embora as condições não fossem as ideais já conseguimos pescar uns bons peixes.
Acabou por ser uma pescaria muito divertida, pois apareceram sargos grandes que deram belas lutas.
E para terminal em beleza ainda pesquei o meu “Tronco de Natal” que estava em falta este ano.
Este foi um daqueles dias de pesca para recordar, excelente companhia, pesca muito desafiante, com poucos peixes mas peixes grandes.
Se não queres perder dicas e mais jornadas de pesca como esta, aciona o sininho que aparece no canto inferior esquerdo do ecrã, para assim receberes uma notificação, quando eu lançar um novo artigo.
Se queres te tornar um pescador com resultados mais expressivos, vê aqui o curso que preparei para ti.
CURSO
Abraço MM
Olá Companheiro,
o que achas-te deste conteúdo? Diz nos comentários.
É isto que nos falta para apanhar muito peixe Manuel, a praxe da sardinha.
Pois é amigo, se não comermos o isco não compreendemos o peixe ehehehehe
Abraço MM
Olá, o Cabo da Roca que mencionaste da vossa pescaria em Portugal, qual foi o acesso que usaram para descer aos pesqueiros? É uma duvida que tenho quando me falam de pescar no Cabo e pode-se ir pelo Cabo da Roca propriamente dito, ou pela Rua da Pirolita, ou pela Biscaia.
Eu já fui pela Rua da Pirolita e pela Biscaia mas achei os pesqueiros muito longe do local onde fica o carro, pelo que, torna-se inviável a escolha no futuro desses locais para a minha idade(65). Suponho haver acessos lá mais perto do mar que é onde gostaria de fazer uma jornada de pesca aos sargos. Obrigado e votos de boa saúde.
Rui
Boas amigo Rui
Desde a Biscaia até ao farol do cabo da Roca existem muitos acessos alem da Pirolita, é verdade que todos eles são grandes e difíceis descidas.
No caso do pesqueiro deste vídeo, alem de ser muito longe e difícil também é muito perigoso, é preciso montar um bom sistema de cordas.
Para fazer uma boa jornada de pesca aos sargos, não precisa de ir para o cabo da Roca, eu antigamente ia sempre para esses lados porque gosto de pescar sozinho, agora que levo as camaras para filmar ainda se tornou mais importante para mim estar sozinho no pesqueiro.
Contudo começou a aparecer tanta gente no cabo da roca que deixei de pescar lá (abri uma exceção para levar lá o Tarci)
Tenho feito pescarias muito melhores desde que deixei de ir para lá e comecei a pescar em pesqueiros onde nunca tinha pescado, em breve começarei a publica-las aqui no blog.
Abraço MM