Passadores que rodam

Guardar

Guardar

Olá amigo pescador, já alguma vês te aconteceu fazeres um lançamento com uma cana de pesca telescópica, de surfcasting ou de bóia, e quando vais a ver os passadores que correm na ponteira rodaram para fora da posição normal? Ou pelo menos um deles?

O estado dos passadores velhos

passadores da cana
passador

É bem chato, principalmente quando estamos a pescar nas pedras. Muitas vezes não nos é fácil de chegar lá na ponteira para os ir endireitar.

Bem era isso que estava a acontecer a um dos passadores da minha velhinha companheira de guerra.

Sim, só a um. pois como as minhas canas são montadas por mim, eu tenho o cuidado de fazer os passadores com uma  base de carbono bem larga para evitar que rodem tão facilmente. Mas com certeza um deles já tinha se partido e eu devo de ter colocado um dos suplentes que normalmente tenho no bolso do colete.

Novos passadores na minha velhinha companheira de guerra

Já que iria ter de fazer um passador novo para a ponteira. Aproveitei para substituir todos eles já muito muito usados, por passadores novos da marca FUJI. Estes são de qualidade superior e aguentam muito mais os maus tratos que lhes dou.

corrigir PASSADORES QUE RODAM
correcção dos PASSADORES QUE RODAM

Como sei que todos os pescadores gostam de ver como é feito este tipo de trabalho, levei a minha cana para a loja e filmei todo o processo para poder partilhar contigo.

Resultado final – Passadores que rodam

Retirei os passadores velhos, limpei bem o blanck e dei inicio á montagem dos novos. Como sempre gosto de fazer para que os passadores não fiquem entalados uns dentro dos outros. Coloquei uns o`ringues a fazer de batente em todos eles. Apliquei um verniz de alta qualidade para durar tanto quanto  o resto dos componentes deixei a secar de um dia para o outro e pronto, já temos cana para mais um monte de anos a pescar sargos.

PASSADORES QUE RODAM
PASSADORES QUE RODAM

Se gostaste deste artigo e queres aprender como ler o mar, como escolher um pesqueiro, saber o que é uma feição e porquê que esta é muito importante, e muito mais, inscreve-te no nosso curso de segredos de pesca clicando aqui. (página de inscrição)

Para saberes mais sobre o nosso curso clica aqui

Abraço MM.

Manuel Monteiro

Manuel Monteiro tem mais de vinte anos de experiência em pesca desportiva pela qual é apaixonado, especialmente á pesca aos sargos e mais de dez anos a trabalhar numa loja da área.

Website: https://segredosdepesca.com/oferta

    8 Comentários

    1. José guerreiro

      Olá Manel,

      A cana fica como nova , bom trabalho , como dizes colocastes passador Fuji e não Fuji K porquê? Guardas esses para os clientes eheh .

      Abraço

      Guerreiro

      • Boas amigo guerreiro, sim ficam para os clientes pois são muito mal empregues nas minhas canas que passam a vida a tentar partir as pedras,
        ainda numa das ultimas pescarias tive de puxar a alcofa com as canas lá dentro, com uma corda numa parede de pedra com mais de 10 metros.
        Até me doeu o coração ver as canas a baterem nas pedras com o peso da alcofa.
        Abraço MM.

      • Luis Cruz

        Manuel boas utilizas a pistola de ar quente para eliminar as bolhas?

    2. José paiva

      Bom dia
      Gostaria da sua opinião de como devemos fazer a manutenção da cana e carreto, principalmente quando foram sujeitas à água do mar.
      Muito obrigado
      José Paiva

      • Boas José
        Manutenção ao carreto já temos um artigo aqui no blog.
        Quanto á cana é mais uma ideia para eu fazer um vídeo.
        Abraço MM

    3. Juvenal Silva

      Olá Srº Manuel .
      Em primeiro lugar dar-lhe os parabéns pelo trabalho e realização deste vídeos muito bons , para uma aprendizagem mais rápida digo eu… mas tenho uma questão a colocar-lhe e se me quiser responder agradeço.
      Os batentes colocados na cana para que os elementos não se enfiem uns nos outros e pelo que vejo muito eficaz , na medida que não se corre tanto o risco de partir algum passador, como o devo fazer e o material a usar para o batente propriamente dito.
      Despeço-me com estima e consideração .
      Atenciosamente
      Juvenal Silva

      • Boas amigo Juvenal

        Muito obrigado pelo feedback. é muito bom saber quando o nosso trabalho é reconhecido.

        O material que eu uso para fazer os batentes são simples o´ringues de borracha, que são colocados antes de colocar o verniz no catrafiamento do passador.

        Abraço MM

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *