Achigã

O vento e a pesca

Hermínio Rodrigues
Escrito por Hermínio Rodrigues
Junta-te a mais de 20.000 companheiros

Entra na nossa lista e recebe conteúdos exclusivos e com prioridade

Muitos pescadores de achigã têm receio de que o vento prejudique as suas pescarias e, por vezes, veem o boletim meteorológico e decidem não ir pescar apenas porque a previsão os assusta.

Compreendo que, no mar, com a linha de costa que temos, por vezes haja impedimentos, no entanto, na pesca do achigã isso não sucede. Como já vimos quando abordámos o tema do tempo, as previsões são falíveis, por um lado, e, por outro, poderemos sempre encontrar numa massa de água zonas mais protegidas.

A importância do vento

A superfície da água, quando completamente calma, permite uma boa penetração de luz, Claro, se essa água for transparente e se o dia estiver claro, o que sucede muitas vezes em muitas das nossas barragens e rios.

Essa calmaria também permite que o som se propague melhor na transição ar/água. O que poderá colocar os peixes em alerta apenas com os nossos passos na margem, ou no barco, ou qualquer movimento mais brusco num pato ou num caiaque. Até as nossas amostras a cair na água podem assustar os achigãs.

Havendo vento, por pouco que seja, cria-se uma ondulação que reflete melhor quer a luz quer o som. Essa é a principal vantagem, embora haja mais como veremos. Aquele chop-chop que se cria à superfície pode então ajudar mais do que prejudicar.

Claro que se for demais, pode dificultar, mas, continuo a afirmar que é melhor demais do que a sua total ausência. E isto é ainda mais verdade para quem se inicia. Quando começamos temos tendência a ser mais barulhentos, para nos mostrarmos mais e não temos muito jeito para lançar. Então, ele vai ser uma enorma ajuda.

De qualquer maneira, nada de confusões, pode-se pescar na sua total ausência, mas não vai ser tão fácil.

O vento é uma boa ajuda neste tipo de pesca

Lançar contra o vento

Quando há algum vento, os cardumes de peixes-pasto mais próximos da superfície vão ser arrastados pela corrente que se forma. Isso proporciona aos achigãs uma oportunidade para se alimentarem. Se as presas são empurradas pela corrente, os achigãs vão posicionar-se de frente para essa corrente à espera das eventuais presas.

Assim sendo, e para tirarmos melhor partido destas situações, devemos encarar o vento e lançar contra ele. Sim, eu sei que é difícil e que com conjuntos de casting é mais complicado, mas temos de nos adaptar a esses trabalhos.

Outro dos motivos, prende-de com o facto de os achigãs terem a sua visão orientada para cima e para a frente, sendo quase cegos para trás. Uma presa que passse por ele vinda de trás pode ser atacada, mas não é tão óbvia e nós temos de lhes facilitar a captura o máximo que pudermos.

A linha lateral pode ajudar os achigãs a localizarem as presas, no caso da apresentação inversa, mas com o som da superfície torna-se mais complicada a perceção.

Se o vento for demasiado, e especialmente para quem pesca de barco, pato, ou caiaque, pode ser difícil navegar contra o vento. Então teremos de tentar outras formas de pesca e procurar outras profundidades. Porém, sempre que seja possível, mesmo navegando a favor do vento, execute um lançamento contra o vento… Por certo vai ter boas surpresas.

Há situações em que a direção do vento não é tão importante, mas ficam para outra vez…

Se gosta deste tipo de pesca descarregue o meu ebook gratuitamente aqui

Divirtam-se! Desfrutem! Até sexta-feira que vem… às 15:00, aqui.

Olá Companheiro,

o que achas-te deste conteúdo? Diz nos comentários.

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

3 Replies to “O vento e a pesca”

Emanuel Neto

Nossa!!!
Espectacular, pra mim foi de grande valia, deixei de ir em muitas pescarias só por causa desse factor ( Vento).
Mas hoje , e com esta matéria aprendi algo novo.
Gostei imenso mesmo…
Muito muito bom !!!

Hermínio Rodrigues

Boa noite Emanuel,

Ainda bem! É para isso que faço estas dicas.

Obrigado pelo feedback.

Hermínio Rodrigues

joao vilelas silva

bom

Entra na nossa lista e recebe conteúdos exclusivos e com prioridade

Junta-te a mais de 20.000 companheiros

Antes 7,99€, Agora Grátis Por Tempo Limitado

Descobre Os 6 Erros Que Tu Estás a Fazer Neste Momento Que Estão Impedindo-te De Apanhares Peixe!
Coloca o teu email no formulário abaixo e recebe gratuitamente este eBook
Baixar Agora!
Os teus dados estão seguros.
close-link
 Os 6 Erros Que Te Estão Impedindo De Apanhar Peixe
Baixar e-Book
e-Book Grátis
close-image
Importante: Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes.