A MEMORIA DAS LINHAS

A memoria das linhas

 

A memoria é uma característica em comum em todas as linhas de mono-filamento, (fio de nylon ou fluorocarbon) claro que umas com mais memoria e outras com menos, já as modernas linhas de multifilamentos  também chamadas de “super linhas” são as únicas linhas de pesca com um índice de memoria zero.

Este artigo foi uma ideia do nosso amigo João Pedro que me enviou o seguinte email que desde já agradeço.

Boas senhor Manuel gostava que me explica se o que é a expressão ” a linha ganhou memória ” já ouvi essa expressão mas não sei o significado dela sei que tem a haver com a linha agora o que acontece a linha não sei gostava de saber a sua explicação abraço 👍

Chama-se memoria a esta característica das linhas monofilares pois é como se a linha se “lembra-se”
do local onde estava enrolada, pois mesmo depois de desenrolada mantém a forma do local onde estava,
os pescadores mais velhos devem de se lembrar quando enrolava-mos os nossos estralhos já empatados nos anzóis nas velhas placas de cortiça (aquelas com uns préguinhos no topo) quando os retirava-mos vinham todos
vincados, marcados pelos rebordos da placa, isso é a memoria da linha,
o que é muito desagradável seja esta linha usada num carreto, ou mesmo para estralhos ou baixadas.

a memoria da linhaa memoria das linhas

Hoje já encontramos no mercado linhas de monofilamento com uma memoria muito reduzida, como algumas feitas especificamente para surfcasting por exemplo, que vieram permitir lançamentos muito mais longos e suaves, pois as linhas com muita memoria ao saírem do carreto durante o lançamento ainda vem com grandes expirais que tocam na cana e estorvam muito a passagem pelos passadores.

Uma dica para reduzir a memoria das linhas quando queremos empatar uns anzóis ou mesmo fazer uma baixada
é passa-la varias vezes nas calças sobre uma perna dobrada, ou se preferir, pode usar um pedaço   de câmara de ar para esfregar na linha algumas vezes e assim reduzir a memoria da mesma.

Abraço MM.

 

Guardar

Guardar

Guardar

Guardar

Manuel Monteiro

Manuel Monteiro tem mais de vinte anos de experiência em pesca desportiva pela qual é apaixonado, especialmente á pesca aos sargos e mais de dez anos a trabalhar numa loja da área.

Website: https://segredosdepesca.com/oferta

    6 Comentários

    1. João Pedro

      Obrigado sr Manuel por me explicar o que é memória na linha grande abraço daqui do norte

    2. Filipe Duarte

      Boas Manuel obrigado pela dica, eu pensava que a memoria era a capacidade que a linha tem para esticar, ou seja quando esticamos um mono ou um fluo ele tem uma certa elasticidade antes de partir pensava que isso era a memoria.. obrigado pelas dicas e continue com o belo trabalho que tem feito. abraço

    3. jose maia de figueiredo

      Caro Manuel Monteiro, muito tenho aprendido á cerca de pesca lúdica, nomeadamente “Surf casting”, graças aos seus vídeos. Logo que possível,optarei por participar num dos vossos cursos. Apraz-me perguntar: Estando eu interessado numa T-shirt com estampa alusiva por ex, peixes, golfinhos… espadartes, etc, poderei obter-la por vosso intermèdio?. Felicidades e um MUITO OBRIGADO. Ate breve.

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *