Achigã

Linhas de pesca para iniciados

Hermínio Rodrigues
Escrito por Hermínio Rodrigues
Junta-te a mais de 20.000 companheiros

Entra na nossa lista e recebe conteúdos exclusivos e com prioridade

Sendo uma questão bastante complexa, interessa agora facilitar a vida a quem está a dar os primeiros passos neste tipo de pesca.

O ideal é não complicarmos muito quando nos iniciamos. Muitas vezes, por falta de percepção do correto uso das linhas e da sua escolha para cada caso, um iniciado pode ter problemas a que nem consegue atribuir uma causa. Por isso, se começar com linhas mais básicas, será muito mais fácil.

Em termos gerais, para a pesca do achigã, usamos quatro tipos de linhas: os tradicionaais nylons, os copolímeros, os entrançados e os fluorocarbonos.

Tipos de linhas

Os nylons são os mais vulgares e, por norma, são os mais elásticos. Há-os de muito tipo e até de cores variadas, com mais ou menos qualidade na relação da sua espessura com a capacidade. Há muita variedade na qualidade e na cor.

Os copolímeros são fabricados em camadas de materiais diversos com o intuido de tornar as linhas mais resistentes à abrasão, retirar-lhes tanto quanto possível a memória, aumentar a resistência ao nó, em alguns casos reduzir a elasticidade e, por fim, tornar a linha menos visível. Não é muito invulgar que sejam revestidos a fluorocarbono.

Os entrançados são feitos de fibras muito resistentes e aumentam imenso a capacidade da linha para a mesma espessura. No entanto, com amostras mais pesadas, é vulgar a rotura no momento do lançamento, o que configura um grande problema. Há quem os use de base com terminais de outras linhas para evitar esse e outro problemas. São os que menos elasticidade apresentam.

Os últimos a surgir no mercado foram os fluorocarbonos. São linhas muito resistentes, mas com imensa memória e uma textura quase vítrea que nos impede de usar diâmetros acima do 0,20 nos carretos de spinning. Falamos dos puros, porque há muita linha no mercado que de fluorocarbono tem pouco. A sua maior vantagem é terem um valor de refração muito próximo do da água, o que os torna quase invisíveis. Resistem muito bem à abrasão e apresentam uma elasticidade reduzida.

A variedade de linhas no mercado pode confundir os iniciados

O que escolher para começar?

Para quem começa, as duas últimas são completamente desaconselháveis. Os fluorocarbonos devido à sua rigidez e os entrançados devido à sua falta de elasticidade e à sua incapacidade de regressar à forma inicial quando animamos algumas amostras, o que vai levar a enleios frequentes e a sarilhos dentro dos carretos, especialmente nos de spinning, que são os mais usados pelos iniciados.

Assim, os nylons e os copolímeros são os mais indicados, estes últimos desde que preservem alguma elasticidade. Se tivesse de aconselhar um tipo apenas eu optaria mesmo pelos nylons. São linhas mais capazes de cumprir as necessidades de quem se inicia. Os copolímeros já obrigam a alguma seleção, mas, na maioria dos casos são uma boa opção também.

Muitos dos meus amigos gostariam que eu sugerisse marcas… Vou desapontá-los. A escolha de uma boa linha é uma questão muito pessoal. Há linhas boas e menos boas em todas as marcas e, especialmente, quando não sabemos ainda fazer a seleção correta para cada técnica.

Reforço o que acho que deve escolher para começar: nylon ou copolímero. Pergunte na sua loja de pesca, por certo será bem aconselhado. Mas não tente dar passos maiores que as pernas, pode mesmo tornar-se num pesadelo que não vai conseguir ultrapassar!

Se gosta deste tipo de pesca descarregue o meu ebook gratuitamente aqui

Divirtam-se! Desfrutem! Até sexta-feira que vem… às 15:00, aqui.

Olá Companheiro,

o que achas-te deste conteúdo? Diz nos comentários.

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

2 Replies to “Linhas de pesca para iniciados”

Antônio M Silveira

Exelentes dicas gostei

Heminio Rodrigues

Boa noite António,

Ainda bem que gostou.

Obrigado pelo comentário.

Hermínio Rodrigues

Entra na nossa lista e recebe conteúdos exclusivos e com prioridade

Junta-te a mais de 20.000 companheiros

Antes 7,99€, Agora Grátis Por Tempo Limitado

Descobre Os 6 Erros Que Tu Estás a Fazer Neste Momento Que Estão Impedindo-te De Apanhares Peixe!
Coloca o teu email no formulário abaixo e recebe gratuitamente este eBook
Baixar Agora!
Os teus dados estão seguros.
close-link
 Os 6 Erros Que Te Estão Impedindo De Apanhar Peixe
Baixar e-Book
e-Book Grátis
close-image
Importante: Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes.