O corpo dos carretos


Guardar

Guardar

Guardar

Guardar

Guardar

Força interior

O corpo dos carretos é a base de tudo o que um carreto tem.
Logo um bom carreto, tem de ter um corpo construído num material nobre, forte e leve que suporte toda a pressão que é exercida no seu interior e exterior.
Quando digo interior é porque por exemplo: quando é exercida força na roda de coroa de um carreto os dentes da mesma ao fazer pressão contra os dentes do pinhão de ataque, a tendência da física é que ambas as peças se afastem.

E o que vai impedir que isso aconteça são as laterais do corpo do carreto (ou corpo e tampa) se o material dos mesmos ceder nem que seja só por umas decimas de milímetro, é o suficiente para que o desgaste das peças seja muito maior, ou na pior das hipóteses que os dentes se passem uns nos outros.

Força exterior

Quando falo na força exterior, refiro-me a quando fazemos força com a manivela do carreto e o “pé” oscila,
O que faz aquele tão desagradável abanar do carreto para um lado e para o outro, que vos mostro no vídeo.

O material para pescas fortes

Quando o destino de um carreto é pesca pesada ou pesca em que o carreto seja sujeito a muita força, o material em que é construído tem de ser a nossa prioridade, não o número de rolamentos nem a força de drag nem outra coisa que não seja o material do qual é construído.


Para pescas fortes é aconselhável um corpo construído em alumínio, carbono, titânio, magnésio, liga zion (O ZAION é um material exclusivo Daiwa composto de tela de carbono de alta densidade, anti corrosão e mais leve e resistente que o magnésio) entre outras da mesma maneira que um carreto em que o seu destino seja uma pesca muito fina é preferível dar a prioridade.

Por exemplo a uma em embraiagem bem precisa, e com mais rolamentos que lhe vão conferir uma suavidade no trabalhar superior e deixando o material no qual o corpo é construído em segundo plano.

Se gostaste deste artigo e queres aprender como ler o mar, como escolher um pesqueiro, saber o que é uma feição e porquê que esta é muito importante, e muito mais, inscreve-te no nosso curso de segredos de pesca clicando aqui. (página de inscrição)

Para saberes mais sobre o nosso curso clica aqui

Abraço MM

Manuel Monteiro

Manuel Monteiro tem mais de vinte anos de experiência em pesca desportiva pela qual é apaixonado, especialmente á pesca aos sargos e mais de dez anos a trabalhar numa loja da área.

Website: https://segredosdepesca.com/oferta

    3 Comentários

    1. Luis Almeida

      Olá Manel.

      Obrigado por mais este fantástico video.

      Queria adquirir um carreto para pesca aos sargos nas rochas ao nivel da água.

      Alguma recomendação especial quanto aos carretos?

      Parece-me que poderia ser uma solução intermédia dos dois que apresentasse. O que achas?

      Obrigafo

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *