Achigã

Conjuntos cana-carreto para achigã - preços

Hermínio Rodrigues
Escrito por Hermínio Rodrigues
Junta-te a mais de 20.000 companheiros

Entra na nossa lista e recebe conteúdos exclusivos e com prioridade

O preço dos conjuntos cana-carreto para a pesca do achigã são muito variados devido à necessidade de usar determinadas canas e carretos de acordo com as técnicas a aplicar.

Respondendo ao repto lançado pelo Manuel Monteiro, devo dizer, antes de mais, que não tenho uma loja de material de pesca, mas muita gente me procura todos os dias com dúvidas de pesca, sendo uma delas, precisamente essa.

Para facilitar, vou ter em conta o material que aconselho a quem começa, uma vez que, depois desse arranque, essas dúvidas são menores. Vamos pois ver os preços de conjuntos «todo-o-terreno», ou seja, de conjuntos que executem razoavelmente em tudo o que necessitamos de fazer na pesca do achigã.

Vamos ter em conta apenas canas de ação média com ponteiras rápidas que nos farão quase tudo o que necessitamos nos nossos primeiros passos.

No entanto, como usamos dois tipos de conjuntos – spinning e casting – e os preços não são iguais, eu vou dar uma ideia aproximada dos valores dos dois tipos de materiais.

Conjuntos de spinning

Conjunto de spinning

Os conjuntos de spinning, especialmente por causa dos carretos, são mais baratos.

Conseguimos um conjunto minimamente aceitável a rondar os 100 euros. Não é o que aconselho, porque se trata de canas menos sensíveis e, às vezes a sensibilidade faz falta, além de que os componentes, como o porta-carretos e os passadores, terão de ser menos robustos. Já quanto aos carretos, vamos ter de nos sujeitar a máquinas com menos rolamentos, com travões mais frágeis e com componentes de maior desgaste.

Por 200 euros já podemos canas e carretos com bons componentes. Canas mais leves e mais equilibradas e carretos com melhores travões, com mais de três rolamentos e com as cremalheiras de metais mais resistentes.

Acima dos 400 euros podemos usar material de topo, embora este topo vá até muito acima disto, dependendo do que queremos da pesca. Aqui estamos a falar, infelizmente muitas vezes, de «pagar a marca» ou o país de origem, mais do que de termos mesmo melhor material.

Se eu servir de medida, posso-vos dizer que tenho apenas dois conjuntos acima desses valores entre os oito que uso regularmente.

Conjuntos de casting

Conjunto de casting

Com a complexa manufatura dos carretos de casting estes conjuntos são um pouco mais caros.

Um conjunto básico, mas aceitável, custará cerca de 120 euros. Reforço o que disse para os conjuntos de spinning. Este material tem desgaste mais rápido nestes valores, porque os componentes são de mais baixa qualidade. Mas servem.

Um conjunto médio rondará os 250 euros, mas é um salto que vale a pena.

A partir dos 500 euros temos excelentes conjuntos que nos ajudarão muito no nosso dia a dia por terem componentes de elevada qualidade, canas muito leves, o que auxilia na sensibilidade e nos fatigará menos. Note-se que aos achigãs se pesca com o conjunto sempre nas mãos, sendo a leveza um fator a ter em conta para evitar lesões a médio-longo prazo.

Faço, porém, o mesmo alerta. Cuidado com o que faz mesmo falta e com o que é apenas «made in Japão» ou «made in EUA». O país de fabrico pode alterar muito os preços sem acrescentar qualidade. Há conjuntos feitos na China e supervisionado por engenheiros das marcas que não perdem para os que citámos acima.

Outras ajudas

Espero ter ajudado com esta informação. Se ainda não viu o curso de iniciação gratuito que disponibilizámos no nosso YouTube, não perca, há lá mais informação sobre este e outros temas. Também o ebook gratuito que pode descarregar aqui, o poderá ajudar nesta e noutras escolhas.

Já agora, se quiser aprofundar mais, também temos um curso de pesca do achigã.

O meu livro ACHIGÃ – PORMENORES continua em pré-venda e resume quinze anos da minha evolução neste maravilhoso mundo da pesca do achigã. Faça já a sua reserva. Contacte-me e saiba como e ao que se habilita, para além do livro, claro.

Cuidem-se nesta quarentena para podermos mais rapidamente voltar à nossa atividade preferida.

Olá Companheiro,

o que achas-te deste conteúdo? Diz nos comentários.

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

4 Replies to “Conjuntos cana-carreto para achigã – preços”

Rui Campos

Boa Noite
Vivo no DOURO / Régua, e infelizmente, por vários motivos entre eles as cheias, os achigã praticamente desapareceram porque com a invasão de lúcios, um predador voraz que chega a comer os mais novos da própria espécie, comeram também os achigã. É normal, num dia de pesca não se conseguir apanhar 1 achigã quando se apanham vários lúcios. O último lúcio que um amigo meu tirou aqui na Régua, tinha 8kg. Eu, nos meus passeios de kayak, no percurso Régua / Porto de Rei ( Resende ), chego a ver dorsos de lúcios que seguramente rodam os 12kg. Rui Campos

Hermínio Rodrigues

Boa tarde,

Obrigado pelo seu post.

Um abraço,

HR

Manuel Monteiro

Excelente vídeo Hermínio, muito obrigado.

Hermínio Rodrigues

Obrigado a ti, amigo.

Abraço

Entra na nossa lista e recebe conteúdos exclusivos e com prioridade

Junta-te a mais de 20.000 companheiros

Técnicas Simples Para Aprender a Apanhar
Achigãs Em Apenas 1 Semana
Baixar eBook
eBook Grátis
close-image
Importante: Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes.