Colete salva vidas

Guardar

Guardar

Guardar

Guardar

Guardar

Guardar

Guardar

Guardar

Guardar

Guardar

A pedido do nosso colega pescador Fernando Rocha que me deixou a seguinte questão:

“Olá boa tarde Manuel, gostaria de a sua opinião sobre o uso de colete salva vidas em pesca apeada lúdica. Nós já sabemos que na pesca embarcada é obrigatório, e na pesca apeada? Pois não vou comprar um colete atoa sem saber ao certo o que comprar, e se é autorizado ou não. Mas se é obrigatório, que tipo de colete? Se puder informar sobre isso, num vídeo seu agradeço. Abraços Manuel.”

A nossa segurança é o mais importante

Eu já uso o colete salva vidas á bastantes anos, mas antes de o comprar já usava o colete de pesca simples, pois um bom colete é como uma caixa de ferramentas móvel, como todos sabemos no local de pesca pousamos a maior parte do material num determinado ponto, mas a partir dai andamos muito seja na areia de uma praia ou mesmo nas rochas de pedra em pedra, pelo que é bom ter sempre um corta linhas à mão, umas carteiras de anzóis, uma bobine de linha, uma caixa de chumbinhos ou mesmo o telemóvel, cada um sabe consoante a pesca que pratica o que é mais importante.

Mas o mais importante mesmo é a nossa segurança, se o colete que na minha opinião já era “obrigatório” sendo ele um colete flutuante que nos pode salvar a vida, melhor ainda.

colete-pesca-flutuante
colete barros

Quanto ao ser obrigatório ou não na data a que este artigo está a ser escrito, a lei diz que para praticar a pesca desportiva numa embarcação é obrigatório usar um auxiliar à flutuação, o que no meu ponto de vista, até uma bóia das redes de pesca  presa na cintura com um pedaço de cabo é um auxiliar à flutuação.

Quanto à pesca de terra a lei diz  que é obrigatório o uso de um colete flutuante e reflector na pesca lúdica na área do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina e não em todo o continente.

Se gostaste deste artigo e queres aprender como ler o mar, como escolher um pesqueiro, saber o que é uma feição e porquê que esta é muito importante, e muito mais, inscreve-te no nosso curso de segredos de pesca clicando aqui. (página de inscrição)

Para saberes mais sobre o nosso curso clica aqui


Abraço MM.

Manuel Monteiro

Manuel Monteiro tem mais de vinte anos de experiência em pesca desportiva pela qual é apaixonado, especialmente á pesca aos sargos e mais de dez anos a trabalhar numa loja da área.

Website: https://segredosdepesca.com/oferta

    10 Comentários

    1. Daniel firmino

      Esse colete é amolgado para o barco?

      • Olá Daniel, pelo que sei, a lei diz que para praticar pesca desportiva de uma embarcação é obrigatório o uso de um auxiliar á flutuação,
        logo pode pescar com um colete destes.
        Abraço MM.

    2. Nuno Araujo

      Boas Manuel
      Obrigado por mais um video…
      Quanto a este assunto acho que foi das primeiras coisa que adquiri,mesmo antes da cana foi o colete eheheh,influenciado por ti e por os teus vídeos que já seguia e apesar de não gostar de andar muito “encasacado” ,gosto de andar com pouca roupa mas como tenho muito respeito e medo do mar nunca abdiquei do uso do colete e por sorte quando procurei,encontrei á venda um igual ao que usas mas o meu é igual ao que está em baixo nas fotos em vermelho.
      Obrigado por mais um bom e importante vídeo.

      • Boas Nuno eu é que agradeço o teu comentário.
        A segurança tem de estar sempre em primeiro lugar
        Abraço MM.

    3. Antonio Luis

      Amigo Manel, já agora quanto custão esses coletes na sua loja! Abraço.

      • Boas António
        No momento em que escrevo estas linhas tenho coletes a partir dos 43€

        Abraço MM

    4. Nuno lourenço

      Boas manel
      Obg pelos posts 5*****
      Tenho uma duvida tenho o colete da barros que me da um jeitão e é uma caixa de ferramentas e acessorios ao peito

      Sabes se servem para o barco??

      • Boas amigo Nuno
        Muito obrigado pelo feedback.
        Sim esse colete serve para fazer pesca embarcada legalmente.

        Abraço MM

    5. Alfredo de Barros Coelho

      olá Manuel
      Para mim e provavelmente para outros pescadores era importante sabermos exactamente porquê ou qual a causa do teu amigo ter caido ao mar e depois podes descrever o que tentaste fazer e como foi retirado da água. duas horas desmaiado dentro de água ou acordou entretanto? esse colete faz a cabeça ficar com a cara para cima ou se cairmos com a cara para baixo….adeus?
      obrigado por este video
      Alfredo

      • Boas amigo Alfredo

        Ele caiu porque facilitou, é o que normalmente acontece, um pé escorregou e ele não tinha mais nenhum ponto de apoio.
        E mesmo quando escorregou, não reagiu rápido o suficiente para não cair.
        Foi retirado da agua pelos bombeiros que vinham de barco, durante o tempo que esteve na agua teve alguns momentos em que estava consciente e muitos em que não estava.
        Não, eu acho que o colete não faz a cabeça ficar com a cara para cima, por isso ele tinha muita agua nos pulmões.

        Abraço MM

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *