Rodízio - O ponto fraco dos carretos

manuel monteiro Aug 08, 2016

Máquinas cada vez mais sofisticadas

 

Os nossos carretos de pesca são máquinas cada vez mais sofisticadas, a cada dia chegam ao mercado novos carretos, mais leves, mais fortes, mais precisos, mais suaves, mais robustos, etc.
Mas por melhor que seja o carreto, é uma máquina com rolamentos que trabalha no pior ambiente possível para se ter um rolamento, junto ao mar à mercê da maresia.
A grande maioria dos rolamentos de um carreto de pesca encontram-se dentro do corpo do mesmo, que é uma caixa fechada e bem lubrificada, é como uma caixa de velocidades, se o carreto não sofrer nenhum acidente como cair dentro de água esses rolamentos estão protegidos e dificilmente vão avariar.

 

Erros fatais

 

Mas muitas vezes o carreto não cai dentro de água, é o pescador que erradamente ao chegar a casa que o coloca
debaixo de uma torneira, permitindo que a agua entre para dentro do carreto (principalmente em modelos mais económicos) e depois os deixa a «apurar» até a seguinte jornada.

 

Este é o resultado de um carreto com pouca massa que apanhou agua e ficou a apurar durante uns meses.

 

13918495_1230508890293705_1749016482_o

 

Mas existe uma peça do nosso carreto que merece especial atenção, é o RODÍZIO mais precisamente o rolamento ou rolamentos do rodízio.

 

Cuidados com o(s) rolamento(s)

 


Por mais cuidadoso que o pescador seja com o seu material de pesca, por mais que ele mantenha o carreto longe da água, tanto do mar como da torneira o rodízio e os seus rolamentos estão constantemente em contacto com a tão corrosiva agua do mar, pois de cada vês que recolhemos a linha para dentro do carreto, ela vem encharcada em agua salgada, e toda ela passa por o rodízio.

 


Quando esses rolamentos, são de alta qualidade podem durar anos de uso, mas quando são rolamentos de qualidade inferior muitas vezes basta uma pescaria seguida de um mês com o carreto parado para o rolamento gripar.
O conselho que vos posso dar é que assim que notarem uma pequena «zoada» um som estranho ao recolher a linha (só ao recolher linha, pois o carreto a trabalhar sem puxar linha o rodízio não está a trabalhar)  o levem a uma  loja de pesca para substituir o ou os rolamentos, e assim evitar gastos maiores e manter a sua maquina sempre em perfeitas condições.

 

Se gostaste deste artigo e queres aprender como ler o mar, como escolher um pesqueiro, saber o que é uma feição e porquê que esta é muito importante, e muito mais, inscreve-te no nosso curso de segredos de pesca clicando aqui. (página de inscrição)

 

Para saberes mais sobre o nosso curso clica aqui

 

Abraço MM

Companheiro se gostas realmente de pesca e queres tornar-te um pescador que faz boas pescarias regularmente, isto é para ti!
Criei um curso com 60 vídeo-aulas, mais de 23h de puro conteúdo que já ajudou milhares de pescadores. 

CONHECER O CURSO

Ebook Grátis
Os 6 erros que te impedem de apanhar peixe.

Este livro digital é um despertar.
Descobre aqui os erros que estão a impedir-te de apanhar peixe!

Não te preocupes, não vou passar o teu e-mail a terceiros ; )