Linhas de pesca para iniciados
Sep 18, 2019Sendo uma questão bastante complexa, interessa agora facilitar a vida a quem está a dar os primeiros passos neste tipo de pesca.
O ideal é não complicarmos muito quando nos iniciamos. Muitas vezes, por falta de percepção do correto uso das linhas e da sua escolha para cada caso, um iniciado pode ter problemas a que nem consegue atribuir uma causa. Por isso, se começar com linhas mais básicas, será muito mais fácil.
Em termos gerais, para a pesca do achigã, usamos quatro tipos de linhas: os tradicionais nylons, os copolímeros, os entrançados e os fluorocarbonos.
Tipos de linhas
Os nylons são os mais vulgares e, por norma, são os mais elásticos. Há-os de muito tipo e até de cores variadas, com mais ou menos qualidade na relação da sua espessura com a capacidade. Há muita variedade na qualidade e na cor.
Os copolímeros são fabricados em camadas de materiais diversos com o intuido de tornar as linhas mais resistentes à abrasão, retirar-lhes tanto quanto possível a memória, aumentar a resistência ao nó, em alguns casos reduzir a elasticidade e, por fim, tornar a linha menos visível. Não é muito invulgar que sejam revestidos a fluorocarbono.
Os entrançados são feitos de fibras muito resistentes e aumentam imenso a capacidade da linha para a mesma espessura. No entanto, com amostras mais pesadas, é vulgar a rotura no momento do lançamento, o que configura um grande problema. Há quem os use de base com terminais de outras linhas para evitar esse e outro problemas. São os que menos elasticidade apresentam.
Os últimos a surgir no mercado foram os fluorocarbonos. São linhas muito resistentes, mas com imensa memória e uma textura quase vítrea que nos impede de usar diâmetros acima do 0,20 nos carretos de spinning. Falamos dos puros, porque há muita linha no mercado que de fluorocarbono tem pouco. A sua maior vantagem é terem um valor de refração muito próximo do da água, o que os torna quase invisíveis. Resistem muito bem à abrasão e apresentam uma elasticidade reduzida.
O que escolher para começar?
Para quem começa, as duas últimas são completamente desaconselháveis. Os fluorocarbonos devido à sua rigidez e os entrançados devido à sua falta de elasticidade e à sua incapacidade de regressar à forma inicial quando animamos algumas amostras, o que vai levar a enleios frequentes e a sarilhos dentro dos carretos, especialmente nos de spinning, que são os mais usados pelos iniciados.
Assim, os nylons e os copolímeros são os mais indicados, estes últimos desde que preservem alguma elasticidade. Se tivesse de aconselhar um tipo apenas eu optaria mesmo pelos nylons. São linhas mais capazes de cumprir as necessidades de quem se inicia. Os copolímeros já obrigam a alguma seleção, mas, na maioria dos casos são uma boa opção também.
Muitos dos meus amigos gostariam que eu sugerisse marcas... Vou desapontá-los. A escolha de uma boa linha é uma questão muito pessoal. Há linhas boas e menos boas em todas as marcas e, especialmente, quando não sabemos ainda fazer a seleção correta para cada técnica.
Reforço o que acho que deve escolher para começar: nylon ou copolímero. Pergunte na sua loja de pesca, por certo será bem aconselhado. Mas não tente dar passos maiores que as pernas, pode mesmo tornar-se num pesadelo que não vai conseguir ultrapassar!
Espero ter ajudado com esta informação. Se ainda não viu o curso de iniciação gratuito pode inscrever-se clicando aqui.
Caso pretendam uma informação completa e muito mais detalhada, podem ver o nosso curso de Achigã.
Companheiro se gostas realmente de pesca e queres tornar-te um pescador que faz boas pescarias regularmente, isto é para ti!
Criei um curso com 60 vídeo-aulas, mais de 23h de puro conteúdo que já ajudou milhares de pescadores.
Ebook Grátis
Os 6 erros que te impedem de apanhar peixe.
Este livro digital é um despertar.
Descobre aqui os erros que estão a impedir-te de apanhar peixe!
Não te preocupes, não vou passar o teu e-mail a terceiros ; )