Qual a melhor cana de spinning????

Qual a melhor cana de spinning??

Qual a melhor cana de Spinning?

Que cana de spinning escolher ???
O mercado tem uma variedade infindável de canas de spinning, respondendo a todos os praticantes, mas essa variedade deixou de mãos atadas os que se querem iniciar nesta modalidade.
Qual a melhor dimensão e ação para tirar o melhor proveito dos artificiais na nossa costa?
Inicialmente canas de 2.7m ou 3m de ação baixa facilitam a prática do lançamento, mas em pesqueiros mais técnicos possivelmente não terão o mesmo rendimento de uma de 3.30m.
Qual a melhor cana de spinning

Existem boas canas com ações maiores, mas as mesmas devem ser compensadas com a sua dimensão, exemplo de canas com 3 metros e ação de 50/100g são canas muito específicas, já a mesma ação em 3.60 metros são de fácil maneio.
Após testar várias canas e gastar bastantes euros a minha preferência recaiu sobre canas 3.30m com ação entre 20/50g.
Certamente haverá muitos que discordam da minha preferência, mas trata-se de uma opinião pessoal e que transmito em função de centenas e centenas de jornadas ao spinning, quer em pesqueiros de areia quer em zonas rochosas.

A diferença de peso entre uma cana de 3m ou 3.30m da mesma marca/ modelo/ ação será mínima, mas em ação de pesca esses 30cm adicionais são uma mais-valia.
Qual a melhor cana de spinning

A cana não é tão importante como o carreto, mas quando temos um peixe de bom porte em mãos temos de confiar no equipamento que temos, e margem de manobra para que tudo corra pela positiva.
É um pouco como a história dos carretos, de um carreto rápido podemos fazer uma baixa recuperação já de um lento é impossível ter a prestação de um rápido.
Concluindo, a ação penso ser a mais usual na nossa costa, quanto a dimensão fica a minha dica.
O mais importante que tudo, é ir a pesca, independentemente do material nem sempre ser o mais adequado, mas se o for ainda melhor.

Hélio Silva

Guardar

Guardar

Guardar

Guardar

Guardar

Guardar

Guardar

Guardar

Guardar

Guardar

Outros vídeos de interesse:

Manuel Monteiro

Manuel Monteiro tem mais de vinte anos de experiência em pesca desportiva pela qual é apaixonado, especialmente á pesca aos sargos e mais de dez anos a trabalhar numa loja da área.

Website: http://segredosdepesca.com/oferta

5 Comentários

  1. Nuno Araujo

    Boas
    Mais uma vez obrigado por o video e a opinião do Hélio.
    Sou um recente apaixonado por a pesca e a que mais interesse me desperta é a pesca ao fundo, surfcasting e aos sargos (ainda não decidi em qual me especializar).
    Sou um espectador atento do canal e do blog, absorvo toda a informação e tudo me sabe a pouco…deve ser de estar no início… bem depois deste video e explicações fiquei com uma novas duvidas…mas vou só perguntar a que acho mais importante…
    O que é um carreto de baixa recuperação e para que tipo de pesca serve? E os de rápida recuperação e para que pesca se adequam?
    Não sei se é uma pergunta de resposta obvia mas em seguimento disto gostaria de propor ao Manuel se posse possível, um dia fazer um video com os tipos de pesca que há (na nossa costa) onde se pratica e o material adequado (cana, carreto, linha, etc…)
    Tipo: surfcasting – da areia para o mar, cana de + ou – X metros, carreto X resistente/ X rapidez,linha grossa/fina, etc…etc… faço me entender?
    Se este tipo de informação está explicada no curso (entendo perfeitamente a parte comercial) a minha sugestão fica sem efeito…(até porque vou fazer o curso, eheh)
    Os meus cumprimentos e boas jornadas de pesca para todos.
    Abraço

    • Olá Nuno
      Bem vindo ao mundo da pesca, ainda bem que esta a gostar do meu trabalho
      Vou fazer um vídeo, a explicar em que tipos de pesca se deve ou não usar carretos rápidos ou lentos ok.
      A pergunta sobre os tipos de pesca é muitíssimo complexa, pois alem de existirem incontáveis tipos de pesca
      dentro de cada uma existem ainda muitas variáveis, ou seja falar de espessuras de linha tamanhos das canas, carretos e tudo é praticamente impossível
      compreendo que para quem esta a começar pareça óbvio, mas não é assim tao simples.
      So por exemplo na pesca com amostras podemos contar muitas dezenas de tipos diferentes e cada uma delas com muitas variantes.
      Tem de dar tempo ao tempo e ir aprendendo aos poucos, desculpa não puder ajudar como esperava.
      Abraço MM.

  2. Carlos Manuel M. Ramos

    Boa noite : Venho por este meio pedir que me informe ,qual o tipo de carreto e de linha para a prática de pesca spinning , uma vez que eu já tenho o conhecimento do tipo de cana a usar para o mesmo .

    Obrigado:

    Carlos Ramos

    • Olá Carlos
      O carreto deve de ser um carreto que equilibre bem com a cana, com um ratio entre 4.2 e 5, a partir dai
      aconselho a comprar o melhor (mais caro) que puder, a linha deve de ser um multifilamento entre 0.16 e 0.20
      também o melhor que possível.
      Espero ter ajudado.
      Abraço MM.

  3. José Pombal

    Sr Hélio:
    De facto esta questão da escolha do material acaba por ser subjectiva cumpridas que estejam alguns requisitos mínimos.
    Eu pescava com uma cana Shimano de 3,30 de acção 20/60 (em tudo semelhante à sua) e comecei a embirrar com ela pq achava que não colocava bem amostras mais leves.
    De maneira que agora tenho uma Daiwa de 3,18 e acção 14/42 e ainda não me decidi. Lança de facto melhor amostras mais leves mas quando está um mar mais pesado acabo por levar a Shimano, que além do mais tem a capacidade de lançar boiões até 60 gr, o que em alguns pesqueiros com menos altura de água e mais longe faz a diferença para colocar raglous sem correr o risco de agarrar no mexilhão.

    Para concluir que a sua escolha parece acertada dentro de um leque de opções tb. admissíveis. E os pescadores de corrico acabam por chegar a conclusões semelhantes pq são postos perante situações de pesca semelhantes. E a partir daí funciona as características físicas e psíquicas de cada um para a escolha final.
    Eu, como vê, ao fim de muitos anos, ainda não me decidi completamente.
    Abraço.
    JP

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *