Lançamentos … 4,20m ou 5m???

Lançamentos … 4,20m ou 5m???

Amigos pescadores, neste artigo abordo um tema que tem dado muito muito que falar já
à muitos anos.

Quando se fala de pesca de praia, onde não temos de ultrapassar obstáculos com rochas,
eu considero as canas com 4,20m ou no máximo 4,50m o ideal, pois são muito mais leves
logo mais fáceis de manusear.

Já as canas de 5m alem de mais pesadas (que por si só já é muito relevante) uma cana ao ser mais comprida
funciona como uma alavanca, mas neste caso como não temos um ponto de apoio a meio da alavanca, quanto maior for mais difícil se torna, e ainda temos muito mais área de resistência ao ar
que pode parecer que uma vara fina não oferece muita resistência ao ar durante o lançamento
mas quem já esteve com uma cana de pesca na mão num dia de vento sabem bem
de que estou a falar.

Óbvio que cada caso é um caso, se um homem com 1,90m com 100 kg até pode “puxar” melhor com uma cana de 4,50m, para um pescador com 1,60m e 55kg não vai ser igual.

O primeiro argumento que os “defensores” das canas de 5m me costumam dizer, por incrível que
possa parecer é mesmo o de espetarem a cana na areia e como é mais comprida mantém a linha mais alta, logo mais afastada da rebentação.

Mas obviamente essa situação é facilmente ultrapassada com um tripé para as canas, ou até mesmo
um suporte de alumínio com 1,50m.

Uma cana mais comprida tem muitas vantagens sem duvida quando se pesca em falésias ou mesmo
em pesqueiros baixos mas rochosos.

Pois durante a luta com um peixe e principalmente no momento de o retirar da agua, todo o comprimento que a cana apresentar a mais vai sem duvida facilitar a tarefa.

Mas é como escrevi no inicio, a melhor cana é aquela a que nos adaptamos melhor!

Guardar

Guardar

Outros vídeos de interesse:

Manuel Monteiro

Manuel Monteiro tem mais de vinte anos de experiência em pesca desportiva pela qual é apaixonado, especialmente á pesca aos sargos e mais de dez anos a trabalhar numa loja da área.

Website: http://segredosdepesca.com/oferta

10 Comentários

  1. Jorge Pessoa

    Boas.Chamo me Jorge Pessoa.Antes de mais tenho que vos felicitar por este artigo que da sempre que falar por parte dos pescadores.Ja pesco na praia desde os 7 anos de idade e tenho 32 e durante estes anos sempre discuti esse assunto com os meus colegas de pesca.Ja fui pescador federado onde a escolha das canas e um aspecto issencial para um bom desempenho e ja pesquei com canas de comprimento que variavam entre os 4mt aos 5.40.A nivel de lancamento o comprimento da cana vai influenciar na distancia do lançamento mas penso que ha outro factor importante que e a rigidez da cana,da ponteira…tenho uma sert sunset collector que acho que e ideal para os lancamentos longos mas fica a perder na sensibilidade comparada com outras que possuo…outra cana similar com que ja pesquei foi outra sert sunset silannium.Na minha opiniao o comprimento da cana no lancamento podera interferir mas ha outros aspectos a contar…A uns anos tive uma Grauvell Talent com 5.40,cana que fazia bons lançamentos mas que possuia uma ponteira mole na minha opiniao e sentia tambem uma certa dificuldade a pescar com ela devido ao seu comprimento dai ter me desfeito dela.
    Como so pesco na praia penso que o comprimento da cana nao vai interferir muito na hora de tirar um peixe para fora de agua mas tambem estou de acordo quando no vosso artigo e dito que uma cana mais comprida podera facilitar a tirar o peixe numa zona rochosa.
    Boas pescas
    Cumprimentos

    • Boas Jorge
      obrigado por comentar
      Pois existem muitos factores que influenciam e você já teve essa experiencia
      com canas dos 4m aos 5.40

  2. Aluisio Cesar

    Manuek, eu fico contigo quando vc fala que a melhor cana é aquela que nos adaptamos mais. Eu as tenho com 3,230, 4,50 e 2,50 e estou muito satisfeito.
    Aluisio Cesar – Brasil.

  3. Luis Parro

    Boa Tarde,
    Em primeiro lugar felicitar pelo Bom trabalho em prol do amantes da pesca e agradecer os ensinamentos que já tenho utilizado com alguns resultados. Em relação a este tema também era da opinião das varas de 5 e 6 metros para a pesca na praia, mas com o tempo fui reduzindo para os 4.5 e acho que 4.20 será o ideal. E reduzi porque quando faço a minha pesca que é nas férias monto as canas no 1º dia e só desmonto no ultimo dia(manias) tenho de me deslocar para os pesqueiros desde 1km o mais perto e poderá ir até 7 km a pé e pela areia. Como não gosto das de encaixe(falta-me agora o nome correto) alancar com 4 canas de 5m montadas mais material já se torna dureza e com vento…Agora tenho todas com 4.5 e estou satisfeito desde uma hibrida XPTO até a minha querida MITCHEL em fibra, de ponteira de um dedo(se cair um robalo com 600g nem dá sinal), não lança nada de jeito, mas, é a que pesca mais!!!! Conclusão, de acordo consigo, a mais confortável é melhor.
    No que diz respeito á altura para ficar na mesma com 6 metros uso um tubo PVC 500 mm para espetar na areia depois ponho uma cruzeta e mais um tubo e a cana automaticamente fica com mais 1 m e um joelho de lado na cruzeta com um prato para o isco. Um dia que esteja montado em ação de pesca envio uma foto! Concluindo Desejo um Bom Ano 2017 e continuação de Boas Festas
    Luís Parro

    • Olá Luis muito obrigado pelos elogios, da para perceber pelo seu texto que é um apaixonado pela pesca de praia.
      Quanto á “velhinha” apanhar mais peixe não á nada a fazer , é a experiencia eheheh, manda uma foto sim para a malta ver.
      Desejo um ano cheio de conquistas e muito peixe.
      Muito obrigado e um abraço.

  4. Ricardo

    Viva Manuel, desde já o meu obrigado e admiração, por toda paciência e tempo dispensado para nos pôr a pescar melhor.
    Neste mundo da pesca, para mim, és sem duvida a referencia mundial, e quando digo mundial é mesmo MUNDIAL, tenho comprado muitos livros, visto muitos documentários em vários formatos, e nenhum se compara com os teus!
    Bem sei que o don de ensinar “explicar” só alguns o possuem, esta mais valia aliada a tua experiencia é magnifica, vamos as canas de 4 mts e afins.
    Na pesca de praia, a qual é a minha preferida, jaá usei varias medidas, nesta altura só uso a windcast x 503h, vamos por partes: 1ª- o comprimento já aqui foi debatido, com os prós e contras. 2ª- a qualidade dos passadores também, embora esta cana seja equipada com SIC, o que na pratica mantem a cana num preço razoável. 3ª Aqui reside a grande diferença, o pescar desta cana é Magistoso, quero eu dizer em linguagem de pescador, pesca sozinha! Tem uma construção muito fina com uma ponteira que é para mim uma obra de arte…
    Tenho que concordar que os 5 mts não são fáceis, “eu tenho 1.9mts de altura”, mas tenho visto rapaziada bem mais baixa a pescar com elas e bem. Sem duvida que a melhor cana é a que nos é mais confortável, mas …
    Manuel aquele abraço, e por favor não desanimes, estamos sempre a espera da próxima dica.

    • Boas amigo Ricardo muito obrigado por tão caloroso feedback, é sempre bom saber que o meu trabalho é reconhecido, muito obrigado mesmo.
      Sim tens toda a razão, e estas completamente apaixonado por essa tua cana eheheheh, e é assim que deve de ser.
      Podes contar Ricardo, não vou desmotivar, muito menos a receber comentários como o teu.
      Abraço MM

  5. Wagner Saraiva

    Boas Manuel, sempre tive duvidas quanto a canas para pesca de praia, aqui no Brasil, eu que pesco no litoral de São Paulo, sempre uso as de 2,70 a 3,60, comprei a mais de um ano uma de 4,50, mas por ser muito fina nunca a usei, e neste blog você me encorajou, e vou usar na minha próxima oportunidade, depois eu te retorno o resultado, por hora te agradeço e um forte abraço.

    • Que bom amigo Wagner.
      Sim sei que no Brasil é comum usar varas bem mais pequenas.
      Fico a aguardar o seu feedback.
      Abraço MM

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *