chumbos fendidos dica!!

chumbos para calibrar boias


Pescador desta vez venho partilhar contigo uma pequena dica que aprendi recentemente.
Como pescador de sargos que sou, não é muito comum usar as bóias chamadas de”caneta”


IMG_20160218_113357
Mas levo sempre comigo um tubo cheio delas, pois o mar é que manda, e ele pode me mandar colocar uma bóia destas em lugar do mais usado pião.

Bem mas como gosto de pescar em mares bem mexidos, a grande maioria das vezes ou pesco com o pião ou mesmo á chumbica, e como provavelmente sabes, na pesca ao pião é usada uma pequena oliva
que corre até ao anzol e não o chumbo fendido que se usa nas bóias de “caneta”.
oliva furada

Agora enquanto estive a criar um novo curso o PESCA AOS ROBALOS COM ENGODO passei muitas pescas em que tinha de usar os tais chumbos fendidos para calibrar as bóias, comecei por usar os mais tradicionais redondinhos fendidos, mas o que acontecia é que muitas vezes acabavam por correr na linha

uma opção era de os apertar mais, mas correr o risco de ferir a linha do estralho estava fora de questão,
foi ai que me lembrei de comprar uns chumbinhos mais sobre o comprido, pois como têm mais área sempre prendem um pouco melhor.


chumbo fendidocalibrar boia
Tradicional redondo                                              chumbos mais compridos


Até que recentemente estava eu a aconselhar estes chumbos mais compridos a um amigo, quando ele me deu esta dica de colocar um pouco de tubo de borracha na linha e assim ao mesmo tempo que a está a proteger, está também a dar a aderência suficiente para que o chumbo não corra.
pesca bóia

 

Como para mim a linha do estralho é o componente mais importante de todo o material de pesca, e descobri uma maneira de lá colocar um chumbinho sem a ferir, não poderia deixar de de passar mais esta dica, espero que aproveites.
Abraço MM.

Guardar

Guardar

Guardar

Guardar

Guardar

Guardar

Guardar

Outros vídeos de interesse:

Manuel Monteiro

Manuel Monteiro tem mais de vinte anos de experiência em pesca desportiva pela qual é apaixonado, especialmente á pesca aos sargos e mais de dez anos a trabalhar numa loja da área.

Website: http://segredosdepesca.com/oferta

4 Comentários

  1. Nuno Miranda

    Li num livro de pesca francês antigo, sobre o uso de fio de solda de eletrónica, enrolado na linha ou na própria bóia, para esses fins (o fio de solda era entrelaçado na linha, para ficar fixo, não apenas enrolado). Já experimentou?

    • Olá Nuno
      Sim já experimentei antigamente era muito usual, claro que hoje já quase ninguém os usa.
      Abraço MM.

  2. Ricardo Carvalho

    essa é boa para pescar à chumbadinha com estralho… coloca-se o tubo com um chumbo muito leve e depois uma chumbada a correr mais pesada. Mesmo que fique preso dará para desprender mais facilmente….estarei correto Manel??

    • Olá Ricardo
      Faz sentido o teu raciocínio, temos que colocar em pratica a ver como resulta.
      Abraço MM.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *