Chumbada pesca

Chumbada pesca surfcasting

Olá pescadores, hoje viemos falar sobre chumbadas, e sobre as diferenças que podem existir entre elas.

Como sabem, no surfcasting pescamos na areia, e por muitas vezes, a nossa chumbada fica areada, ou seja presa na areia.

Isto normalmente acontece quando  pescamos em coroas, e com estas a trabalhar de forma significativa.

Principalmente quando o mar é maior.

Pois estaremos a pescar em areias novas, e estas são sempre muito macias.

Então se a nossa chumbada possuir uma vareta, a nossa tarefa estará muito mais facilitada.

Pois a vareta vai-nos ajudar e muito a conseguir recuperar a nossa chumbada de pesca.

Isto acontece porque a nossa vareta tem sempre um pouco do seu comprimento fora da areia.

O que nos vai permitir o arranque da mesma.

Mas esta não é apenas única vantagem da vareta na chumbada pesca.

Outra, é dar-nos muitos mais metros no nosso lançamento, e isso no surfcasting é essencial.

A vareta vai estabilizar a chumbada durante o voo, para além disso, também irá dar-nos muito mais arranque na altura inicial do nosso lançamento.

chumbada pesca

chumbada pesca

Destorcedor na chumbada pesca

Outra peça fundamental é o nosso destorcedor, porque, para além de ajudar a destorcer toda a montagem.

Isto vai ajudar-nos a manter o nosso estralho menos enleado.

Vai também ajudar-nos na altura de montar as chumbadas  ou quando necessitamos de troca-las.

Pois este processo vai tornar-se bem simples.

Também aconselhamos a utilização de um clip no final do nosso shockleader, que seja um clip com uma ampla abertura e que seja fechada com uma manga.

Agora teremos todo o processo muito mais facilitado, pois o destorcedor irá entrar rapidamente e sem qualquer esforço no nosso clip.

Este conjunto irá nos proporcionar um excelente lançamento.

Mais possibilidades na recuperação da nossa chumbada e ainda um sistema muito prático e de rápida utilização.

Um abraço

Rui e Nuno

 

Outros vídeos de interesse:

13 Comentários

  1. Bruno Ribeiro

    Muito obrigado pelos vossos videos ajudam imenso. Já agora quando devo usar a chumbada de piramide ou a outra e qual o mutivo de as terem em vermelho? Obrigado pela vossa disponibilidade para nos ensinarem um pouco do que sabem o vosso pouco para nos ė muita ajuda

    • Olá Bruno,

      Muito obrigado pelo feedback fazemos estas partilhas com muito gosto e vamos continuar.

      Olha então é assim:

      1. Como pescamos muito à noite e às vezes o mar está tapado (um pouco mais turvo), é uma forma de despertar a atenção do peixe, ou seja, se a visibilidade for reduzida dentro de água, esta chumbada vai ajudar a despertar a atenção do peixe.

      2. Particularmente detesto mexer no chumbo, é mais uma forma do mesmo não estar em contacto com as mãos.

      3. Por último vais perceder que a chumbada pintada, mantém a sua forma durante mais tempo, aguentando mais a erosão da areia. Hás-de reparar que uma chumabada sem estar pintada e em contacto direto com a areia, vai perdendo a sua forma original mais facilmente, principalmente nas arestas, que ao arrastar quando recolhemos a nossa pesca, estão em contacto com a areia .

      4. A chumbada de pirâmide segura muito melhor a nossa pesca, logo deve ser utilizada quando o mar está mais mexido, com adaptação da gramagem de acordo com o estado do mar.

      5. A chumbada em formato de seta também é muito eficaz e lança mais longe, podendo ser utilizada quando o mar é mais manso.

      Abraço
      Nuno e Rui

  2. Peter

    Boas! Mais uma optima dica, adorei. por acaso tb faço algumas chumbadas com moldes de gesso, mas nao sei qual o comprimento exacto da vareta para que realmente resulte no lançamento da chumbada.
    Se puderem podem.me indicar o comprimento exacto da vareta a partir do topo da chumbada de pirâmide até ao final sff. Agora ao ver as vossas chumbadas acho que as minhas varetas sao mais pequenas, faço com 10cm , dps coloco dentro do molde e chumbo para dentro.No final tb coloco o dito destorcedor.
    Um abraço aos dois a continuação de bom trabalho!
    Boas pescas!

    • Olá Peter,

      Muito obrigado pelo feedback. A vareta, desde a base da chumbada até à argola onde se coloca o destorcedor, tem 6,5 cm. Depois colocamos o destorcedor, o qual tem aproximadamente 1 cm. No final, temos 7,5 cm desde a chumbada até à argola do destorcedor, onde depois engatamos o shockleader.

      Naturalmente que se ficar com 8 cm ou próximo, também não tem qualquer problema.

      Abraço
      Nuno e Rui

  3. Rui Campos

    Boa noita Nuno (e Rui),

    Obrigado por mais uma dica. Continuem p.f. 🙂

    O destorcedor, do lado da vareta, é fixo com uma manga termo-retrátil ou de alguma outra forma?
    Obrigado.

    Abs,
    Rui Campos

    • Olá Rui,

      Obrigado pelo feedback. Vamos continuar certamente.

      Sim, para que fique uma peça única, o destorcedor, depois de colocado na argola da vareta, é fixo através de uma manga termo-retrátil, a qual pode ser adquirida ao metro, numa grande surperficie de artigos de jardinagem, electricidade, etc.

      Abraço
      Nuno e Rui

  4. Peter

    Obrigado Nuno e Rui!

    UM abraço!

  5. Luís reis

    Olá Rui e Nuno. Desde já muitos parabéns pelo vosso trabalho, muito bom mesmo. Sou fã do nosso amigo Manel e agora também vosso. O Manel ajudou-me bastante na pesca ao sargo,agora gostava de saber mais sobre a vossa. Já tenho umas luzes mas??!! Pff,podem explicar como devo identificar o mar mais eficaz para a vossa pesca? Um grande abraço e até breve. Obrigado.

    • Olá Luis,

      A tua pergunta “é só” a mais importante na pesca, seja em que modalidade for. No entanto, a leitura do mar não se consegue explicar numa resposta em texto corrido, já que há inúmeros fatores que influenciam a leitura do mar. Isto porque não é só identificar coroas e fundões e já está.

      Ainda assim, vamos dar-te algumas dicas para pensares nelas:

      Já pensaste que o fundão pode estar aos teus pés e na maré vazia não é bom para pescar porque a coroa não deixa meter água? mas já pensaste que na maré cheia será o nosso pesqueiro.

      Já pensaste que o fundão está a 250 mt, mas com maré vazia chegamos lá…Mas será que apanhamos mais peixe a encher??? provalmente não.

      Mas a lua, como entra nesta análise de meter mais ou menos água no pesqueiro? E se o mar está mais ou menos calmo? pescas preferencialmente na coroa? ou fundão?

      Como vez é muito, muito extenso. Podemos partilhar contigo que estamos a terminar um conjunto de conteúdos que irão, de A a Z, responder a tudo o que possas necessitar.

      Em breve serás informado.

      Abraço
      Nuno e Rui

  6. Ricardo Nobre

    Boas , eu mandei vir agora um molde para fazer este tipo de chumbadas e encomendei varetas de 5,5cm porque eles só tinham ou de 5,5 ou de 10cm o que achei exagerado. Mas o formato que encomendei foi de pêra ou lágrima fina . Queria só dizer se acham útil adicionar outro destrocedor simples no meio da vareta para montar a baixada nesse destrocedor. E que esta vareta ajuda bastante a perder menos chumbadas nas pedras, penso que é do fato de fazer o efeito de alavanca.
    Usam tinta normal para pintar?

    Abraço e grandes dicas fico muito grato

    • Olá Ricardo,

      Olha, não sei se percebemos bem as tuas questões. Se esta resposta não for ao encontro do que perguntas, sff, volta a perguntar porque queremos que fique claro e bem respondido.

      Então é assim:

      A vareta de 5,5 cm fica toda de fora? se sim, tudo bem ou destes 5,5 cm parte fica dentro da chumbada, ai já pode ficar curto. As varetas de 10 cm podem sempre ser curtadas.
      Em relação ao destorcedor, nós colocamos as montagens (estralhos) diretamente no shockleader, não utilizamos baixadas, o que obrigava mais destorcedores e/ou alfinete/clips de engate e consequetemente mais lixo, atrito e mais shockleader para atravessar os passadores.

      Em relação à tinta, é própria para este tipo de material. Em breve vai sair uma dica a explicar exatamente a tinta e como pintá-las.

      Abraço
      Nuno e Rui

      • Ricardo Nobre

        Responde sim, o comprimento total da vareta é de 5,5 cm mas só fica de fora cerca de 4,5 cm mais o destrocedor simples fica com perto de 6 cm.
        Fico contente que falem acerca da tinta, porque eu já tinha visto tinta própria à venda mas não sabia se faria mesmo diferença e qual a cor a usar. Pois à tinta a imitar o fundo de areia etc..

        A minha ideia de inserir um destrocedor simples no meio da vareta servia para montar lá o estralho para evitar estar a por 2 estranhos no shockleader

        • Olá Ricardo,

          Percebi o que estás a dizer, ou seja, utilizar a vareta a fazer de urfe. É uma alternativa válida, mas como a vareta é um pouco mais grossa, vai obrigar a um destorcedor um pouco maior. Estamos a preparar um video a demonstrar como realizar um urfe bem mais pequeno e eficaz, onde o lixo não pegue tanto (quando existe) e o atrito seja eliminado.

          Abraço
          Nuno e Rui

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *