CHICOTES CÓNICOS

Chicotes cónicos: neste vídeo venho responder a uma questão colocada no youtube. Um dos nossos companheiros colocou uma pergunta relativamente a chicotes cónicos.

Chicotes cónicos

Olá amigo pescador, desta vez fiz um vídeo a responder a uma questão que me foi colocada pelo nosso parceiro de pescarias Filipe Caroço. Pediu num comentário do youtube se podia lhe dar uma dica sobre chicotes cónicos.

Como não sei que tipo de dica o nosso amigo Filipe se refere, optei por explicar o que são os chicotes cónicos e as linhas cónicas.

Antigamente a grande maioria dos pescadores usava nos carretos de pesca linhas muito grossas, tanto porque elas não tinham a qualidade  que têm hoje, como porque para suportar os impactos dos  lançamentos tinha mesmo de ser assim.

Nos dias de hoje com a informação que temos disponível, sabemos que quanto mais fina for a linha do carreto melhor. Trás muitas vantagens, a primeira é sem duvida a de conseguir lançamentos muito mais longos. Assim como o vento e o mar “pegam” muito menos nas minhas finas entre outras. Mas o grande problema é sempre suportar o impacto dos lançamentos.

O que são chicotes cónicos?
CHICOTES CÓNICOS

Para isso foram inventados os chicotes cónicos que nada mais são que um pedaço de linha cónica normalmente com 15 metros. Que numa ponta tem uma espessura fina que pode ser entre os 0.12 e os os 0.26 milímetros por exemplo. Que é a ponta onde vamos atar a linha que esta no carreto (com uma espessura aproximada).

Assim conseguimos que fique um nó bem pequeno, que vai passar pelos passadores da cana muito facilmente. Essa mesma linha ao longo dos 15 metros vai engrossando até uma medida suficiente para suportar o impacto do lançamento. Normalmente até medidas entre o 0.46 e o 0.62.
linha cónica

Já as linha cónicas, são linhas que servem para encher os carretos. São linha finas que no seu final já trazem acoplado o chicote sem nós. Só a titulo de exemplo pode ser uma linha de 220 metros. Os primeiros 200 metros podem ser 0.20 e os últimos 20 metros engrossam do 0.20 para um 0.57mm.

Abraço MM

Outros vídeos de interesse:

Manuel Monteiro

Manuel Monteiro tem mais de vinte anos de experiência em pesca desportiva pela qual é apaixonado, especialmente á pesca aos sargos e mais de dez anos a trabalhar numa loja da área.

Website: http://segredosdepesca.com/oferta

4 Comentários

  1. Luis

    Boa tarde Manuel. O que achas de usar um fio fino, por exemplo 0,20 no carreto e depois fazer o chicote com 15 metros de multifilar 0,20?

    • Olá Luís podes até usar, pois assim já não deve de partir, mas não tem vantagens para o chicote em nylom, primeiro tens de usar uma boa dedeira pois o multifilamento corta sa dedeiras todas e depois é um choque muito violento para as canas, pois não tem elasticidade.
      Abraço MM

  2. LUIS HONORIO

    Boa noite amigo Manuel, depois de o ouvir atentamente fiquei curioso em saber que tipo de nó recomenda utilizar para a união entre os fios de diferentes espessuras.
    Grato pela sua atenção

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *